Em almoço de confraternização da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed) realizado nesta terça-feira, 14, em Brasília, parlamentares, ministros federais e representantes de entidades médicas de todo o País fizeram um balanço de mais um ano cheio de desafios para a Saúde no País.
De modo geral, o encontro serviu para evidenciar um sentimento de satisfação por parte dos membros da FPMed após um período de muito trabalho e muitas conquistas, especialmente relacionadas à vacinação contra covid-19 e políticas públicas efetivamente pensadas e colocadas em prática em prol de toda a população.
Na avaliação do presidente da FPMed, deputado federal Dr. Hiran Gonçalves, os principais assuntos ligados à Medicina foram tratados pela frente parlamentar de maneira séria e incisiva, com pelo menos três grandes principais objetivos: melhorar o sistema de saúde pública e suplementar para todos os brasileiros, valorizar o profissional da saúde e também aperfeiçoar a educação da medicina no Brasil.
“O standard da profissão da medicina depende muito da valorização do residente médico, e essa foi e continua sendo apenas uma de nossas grandes lutas junto aos trabalhos da FPMed. Veja, tudo converge para uma saúde melhor do brasileiro, com profissionais competentes e satisfeitos com o seu trabalho. Lutamos por isso diariamente no Congresso Nacional”, considerou o presidente da FPMed.
Um dos grandes convidados para o almoço de confraternização da FPMed, o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, destacou a força que ele considera haver no País de se combater coletivamente o vírus nos períodos mais graves da pandemia de covid-19.
Na opinião dele, foi e continua sendo essencial o trabalho da FPMed, pois concentra interesses em todo o Congresso Nacional que convergem para o objetivo maior relacionado à pasta da Saúde, que é ofertar prevenção, tratamento e manutenção de serviços médicos com qualidade para os brasileiros, de Norte a Sul do País.
“O Ministério da Saúde não pode e nem consegue trabalhar sozinho, e os nossos índices de vacinação e controle de um problema tão grave, que foi e continua sendo a covid-19, só reforça o quanto a medicina brasileira é fortíssima quando consegue reunir os seus mais diversos agentes. A FPMed é um braço essencial para o Governo Federal, na pandemia, no pós pandemia, em todos os momentos”, avaliou o ministro Dr. Queiroga.
O presidente da FPMed fez questão de agradecer a presença de todos durante o almoço de confraternização e evidenciou a manutenção dos esforços em conjunto de todas as entidades médicas no sentido de fortalecer cada vez mais a medicina brasileira. “Alguns projetos, como o marco regulatório da saúde suplementar, ainda estão em plena tramitação. O ano de 2022 nos reservará grandes desafios, com decisões fundamentais e que certamente vão repercutir positivamente na vida das pessoas”, concluiu Dr. Hiran Gonçalves.
Além do presidente da FPMed, estiveram presentes no almoço de confraternização os seguintes parlamentares membros: Dra. Carla Dickson, Carlos Henrique Gaguim, Diego Garcia, Dr. Luís Ovando, Dr. Luizinho, Dra. Mariana Carvalho, Dr. Pedro Westphalen, Dra. Soraya Manato e Dr. Zacharias Calil.
Entidades de classe e associações médicas foram representadas no almoço de confraternização, além de representares das entidades CBO, SINDIMÉDICO, FENAM, SBOT, IBPM, AMBR, ABRAMET, CIPE e AMIB. O evento ainda contou com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, e do ministro da Educação, Milton Ribeiro, além do Dr. Marcelo Queiroga, da Saúde.